sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Torneio de Campeões

COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL: TORNEIO DE CAMPEÕES
Digitalização e Tratamento: Out Sider Z/HORDA Inc.

PARA BAIXAR, CLIQUE MEDIAFIRE

Torneio dos Campeões é, curiosamente, uma das publicações mais importantes da história das HQs de super-heróis. De acordo com o editor original, Tom DeFalco, em seu texto para um encadernado em 1999 compilando a história completa, esta foi a primeira vez em que todos os personagens de uma mesma editora se juntaram para enfrentar um mesmo inimigo, e serviu de modelo para diversos outros crossovers de larga escala que o sucederiam, como Guerras Secretas, da Marvel, publicado três anos depois de Torneio e Crise nas Infinitas Terras, publicada quatro anos depois. 

Mais curioso ainda é o fato de que esta minissérie tão icônica tenha surgido originalmente como uma história temática para as Olimpíadas de 1980; plano este que foi frustrado um ano antes quando a Marvel recebeu a notícia de que os Estados Unidos boicotariam os Jogos realizados na União Soviética (não faria sentido promover a Olimpíada se eles nem estariam participando, correto?).

Mas o arte-finalista Pablo Marcos continuou trabalhando nas páginas desenhadas por John Romita, Jr. Dois anos mais tarde, Mark Gruenwald teve a ideia de reaproveitar as páginas finalizadas, dividir o que seria apenas uma grande edição em uma minissérie de três partes, e criar o Torneio de Campeões como o conhecemos hoje.

Claro, a tarefa de reaproveitar um trabalho de dois anos antes não viria sem suas dificuldades, como por exemplo a necessidade de ajustar o uniforme de diversos heróis, que haviam passado por uma mudança de design entre o projeto incial e essa publicação.

Além disso, o leitor mais atento, reparará em um certo "erro" na contagem doplacar do Torneio... erro que seria usado para causar a continuação do arco, que também faz parte deste volume. (Texto do Prefácio).





Nenhum comentário: