quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Ranxerox (+18)

RANXEROX - TAMBURINI/LIBERATORE/CHABAT
Digitalização e Tratamento: Out, Thde Sider Z/HORDA Robotics

PARA BAIXAR, CLIQUE MEGA ou MEDIAFIRE

Concebido como um bizarro anti-herói, Ranxerox é uma criatura mecânica feita a partir de peças de máquinas fotocopiadoras (daí o nome). Inicialmente o personagem foi batizado de Rank Xerox, a junção dos nomes da Xerox Corporation (americana) e da Rank Organisation (Reino Unido), que fabricam e comercializam equipamentos Xerox na Europa. 

Mais tarde Tamburini mudou para Ranxerox, devido a uma ameaça de processo judicial pelo Rank Xerox. "Rank Xerox" foi publicado pela primeira vez em 1978, na revista italiana Cannibale. Mais tarde, já com o nome "Ranxerox", na também italiana Frigidaire (1980). 

Em inglês estreou na edição de julho de 1983 da Heavy Metal. Sexo e violência explícitos predominam na HQ, o que a faz de gosto duvidoso para muitos leitores, principalmente após a divulgação de que os autores fazem uso de drogas pesadas (Tamburini foi achado morto, por overdose de heroina, em seu apartamento em Roma, aos 31 anos).

Aqui no Brasil sua estréia foi na extinta revista Animal #1, em 1988, em que a capa era essa mesma do encadernado da Conrad. Nos anos 90 também apareceu na Heavy Metal Brasil. 




Nenhum comentário: