sábado, 16 de junho de 2018

Três Sombras

TRÊS SOMBRAS - CYRIL PEDROSA
Digitalização e Tratamento: Outsider, The Z/HORDA Shadows

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Nada é mais ameaçador do que o desconhecido, e nada é mais desconhecido do que a escuridão. Aquilo que não vemos, que não podemos nomear, nos deixa paralisados, calados re sem resposta para a pergunta que não conseguimos escutar. Ainda assim, sentimos as sombras que se aproximam e temos medo. 

Três sombras se aproximam, e temos medo. 

Existe uma beleza na metáfora que dão forma aos nossos medos, aos nossos sonhos  e às nossas emoções. Como que por um passe de mágica, Cyril Pedrosa criou um símbolo universal, imagens que transportam o leitor por toda a narrativa não somente a uma terra distante, mas a emoção próxima de um sentimento extremamente particular. 

A poesia de uma história em quadrinhos está em criar imagens que sejam mais do que imagens, do mesmo modo que num poema as palavras são mais do que palavras. Mais do quem imagem apresenta, existe poesia no que uma imagem representa, e quanto mais uma imagem representa, maior o poeta, Cyril Pedrosa é, assim, um gigante. 

Até onde você iria para salvar um filho? A partir dessa premissa simples, Cyril Pedrosa nos apresenta uma incrível história para crianças e adultos que, diante da difícil tarefa de agradar a ambos, nos surpreende por respeitar a inteligência dos mais novos e por despertar as emoções dos mais velhos. 

Assim como Louis não esconde do filho os perigos que os esperam, Pedrosa não poupa o leitor com simplismos e pieguices desse nosso mundo politicamente correto. Ao contrário, nos apresenta uma fábula sensível e sincera sobre o medo da morte, o valor da vida e o poder da família. 

Mergulhados numa leitura cheia de aventuras, Somos levados a vilas medievais e suas vielas cheias de mistérios, atravessamos oceanos em navios mercantes, cruzamos montanhas cobertas de neve, desafiamos exércitos e, durante toda jornada, enfretando nossos próprios medos, sejam eles sombras ou não. 




Nenhum comentário: