segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Promethea - Volume 01

PROMETHEA - VOLUME 01 de 02
Digitalização e Tratamento: Outsider Z/HORDA Fantasy
As (Muitas) Páginas Duplas: Alan Bishop/DOOM Scans

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Promethea. Incrível, mas esta mítica HQ de Alan Moore está perto de completar 20 anos de existência e apenas agora, com o lançamento deste dois volumes da Panini é que realmente parei para ler com atenção. Mas, eu sempre soube que era algo para ser lido apropriadamente. Sabia também que eu não seria a pessoa mais indicada para fazer um review sobre a obra, que é bem, digamos, recheada de símbolos e significados. Também parece ser aquele tipo de obra que se ama ou se odeia. Mas, sei que Promethea não é algo que se deixe passar. 

Nossa heroína é uma história viva que, quando "convocada" por meio de algum trabalho artístico de alguém inpsirado nela, se apossa do corpo do autor (ou de sua musa) e entra em nosso mundo. Bem, não exatamente nosso mundo, mas é bem parecido. 

A jovem Sofia bangs está pesquisando sobre Promethea para um trabalho didático, quando ela mesma acaba sendo a nova incorporação da heroína. Ela conhece a mulher que foi a Promethea anterior e ela e sua amiga, Stacia, começam a viver uma série de aventuras, incluindo conhecer as outras Prometheas no mundo de Immateria. 

Um destaque neste scan são as páginas duplas com a arte de J. H. Williams II, que são mais da metade das páginas da edição (e da próxima). O que tornou o tratamento da mesma mais complicado, já que emendar as páginas da melhor maneira possível foi um trabalho hercúleo executado pelo artista das páginas duplasm Alan Bishop, do Doom Scans. Sem essa ajuda, provavelmente não teríamos os scans, pois eu não ia conseguir fazer, já que meu conhecimento de manipulação de imagens é limitado. 

Para se ter uma ideia da dificudade: às vezes, quando puxo a página, sai um pedaço da arte e o nosso amigo aí simplesmente completa essa parte ma-nu-al-men-TE. É, a coisa pega fogo por aqui. No mais, divirtam-se. Ah, o próximo volume não deve sair tão cedo, devido a tudo isso citado acima e outras coisas como falta de tepo e etc. Mas, virá, com certeza. 





Nenhum comentário: