sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Monstro

MONSTRO - ALAN MOORE/JOHN WAGNER/ALAN GRANT
Digitalização e Tratamento: Renato PLT/HORDA Scans

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Antes de qualquedr coisa, é imprescindível dizer que, de Alan Moore, neste quadrinho, só temos a primeira história, que é curta. Ele dá o pontapé inicial e outros autores seguem com a história. Assim, não vá baixando apenas porque tem o nome Alan Moore ali, pois pode se decepcionar. Dito isso, vamos lá:

"'SAUDAÇÕES MORTAIS.'

Bisonho Medonho, o inumano editor da SCREAM!, recebia os leitores com estas palavras a cada edição. Por isso que elas são muito apropriadas para introduzir esta coleção. 

A SCREAM! era uma revista de 32 páginas semanais, com histórias mórbidas e contos perversos, publicada em 1984. Caiu no cemitério  dos cancelamentos depois de uma disputa interna na editora IPC Magazines, mas várias de suas atrações foram ressuscitadas e perduraram na revista EAGLE. Uma delas foi 'Monstro'. 

Com um primeiro episódio tenso e inquietante, passado em uma casa sinistra que tem um segredo escondido no sótão, 'Monstro' cativou os leitores da SCREAM! em um instante. A abertura foi escrita por Alan Moore, mas compromissos profissionais do genial roteirista não permitiram que ele trabalhasse em capítulos futuros. Subsequentemente, o crédito dos roteiros recaiu sobre 'Rick Clark' - pseudônimo da dupla suprema do roteiro na IPC, Alan Grant e John Wagner. 

O artista também foi outro depois do primeiro episódio. O italiano Heinzl deu lugar ao espanhol Jesus Redondo, embora o preto e branco e atmosférico de ambos tenha se provado incrivelmente similar. 

Independente das mudanças de autor, a potência que a história tinha entre os leitores nunca arrefeceu. Isto se deve em parte ao protagonista, Kenny Corman, de apenas 12 anos - o que facilitava a identificação com o público da SCREAM!. No cerne da trama, porém, estava que Kenny tentava forjar com seu monstro...

No primeiro filme de 'Frankenstein', de 1931, há uma cena na qual a destratada criação do cientista encontra uma garota, Maria, à beira de um lago. Imperturbada pela aparência do monstro, Maria brinca alegremente com ele, jogando flores na água. Mas o jogo torna-se letal quando o monstro, desastrado e confuso, levanta a garota e a joga na água. Em 'Monstro', Kenny descobre o sótão secreto, mas sobrevive ao primeiro encontro com o que vive lá. Fica a questão intrigante no cerne da série: diferente de Maria, teria Kenny esperanças de controlar e domar esse monstro alucinado...?

A resposta está nesta coletânea com todos os episódios de 'Monstro' - e você não precisa se trancar no sótão para ler!"

Ian Rimmer, Editor da SCREAM!