sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Pato Donald - 80 Anos

OS 80 ANOS DO PATO DONALD
POR SEUS PRINCIPAIS ARTISTAS
Digitalização e Tratamento: Outsider Z/HORDA Quack!

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Minha primeira lembrança de quadrinhos do Pato Donald sou eu no ponto de ônibus, com minha mãe. Lá havia uma pequena banca de jornal  - a única que chegou a existir um dia no bairro - que era uma filial da que ficava no bairro próximo, Lote XV. Vendia jornais e alguns poucos gibis. E, aqueles poucos, eu queria todos. Mas, claro, na época não dava. 

Mas, os quadrinhos do Pato Donald, quinzenais, eram bem baratos devido a pouca quantidade de páginas, assim como os do Zé Carioca. Então, eu me enchia de coragem e dizia à minha mãe:

- Mãe, me dá um cruzeiro pra eu comprar um gibi do Pato Donald. - e ela dava. 

Assim, eu matava minha vontade de ler - e ter - ao menos um gibi novo, ainda com tão pouca idade e sem perspectivas de comprar meus gibis com meu próprio dinheiro ainda por alguns anos. E assim, o Pato Donald fazia a alegria de um infante leitor de quadrinhos. 

O personagem criado por Walt Disney me acompanharia por toda a vida, junto com tantos outros quadrinhos que eu leria e colecionaria. Hoje em dia gosto de adquirir estas edições especiais que trazem muitas coisas daqueles tempos e outras de tempos mais recentes. 

Esta, por exemplo, é uma edição comemorativa que procura focalizar os muitos artistas que desenharam o pato por todas estas décadas. São italianos, dinamarqueses, estadunidenses, brasileiros, e muitos outros. cada um deles tem ao menos duas histórias, algums delas bem extensas e muito divertidas. 

São 15 artistas que fizeram o donald dos quadrinhos quem ele é hoje, seja como sobrinho, aventureiro, tio ou super-herói. Um dos destaques é a história "Donald, Esta é a Sua Vida', uma espécie de origem do Pato Donald contada por don Rosa. Divirtam-se.





2 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico, muito obrigado! Vou só fazer uma pequena correção, a história "Donald, Esta é a Sua Vida" não é de Don Rosa e sim de Marco Rota.

Alexandre disse...

Bora ler mais um pouco de Disney? Valeu Eudes pelo excelente material....