sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Iniciativa Super-Heróis

ESPECIAL DISNEY: INICIATIVA SUPER-HERÓIS
Digitalização e Tratamento: Outsider the Z/HORDA Funnies

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Superpato, Superpateta, Morcego Vermelho, Superpata, Morcego Verde, Vespa Vermelha. Os super-heróis dos quadrinhos Disney estão entre nós há bastante tempo. Eu lia Superpato e Superpateta quando garoto e gostava bastante dos dois. Mas, o meu preferido e de muita gente era o hilário Morcego Vermelho, a identidade super-heróica do Peninha, um dos personagens mais engraçados dos quadrinhos Disney. 

Talvez essa preferência se dê ao fato de que as aventuras do Morcego Vermelho são mais engraçadas já que ele foi criado por autores brasileiros e suas aventuras sempre foram uma exclusividade do Brasil. Da mesma forma o Morcego Verde, o heróis que Zé Carioca é nas horas vagas. 

O Superpato é Donald, criado pelos italianos, mas que dá as caras nos quadrinhos feitos por aqui, principalmente no Clube dos Heróis. Os mesmos italianos criaram a Superpata.

O primeiro dos super-heróis Disney foi o Superpateta, criado pelo sestadunidenses Paul Murray e Del Curry em 1965. Logo após, em 1969, os italianos resolveram transformar o Pato Donal no carismático Superpato, que no original é Paperinik, uma homenagem ao anti-herói italiano Diabolik (o nome de Donald em italiano é Paperino). 

Quatro anois depois, em 1973 surgiria o nosso Morcego Vermelho, que fez tanto sucesso por aqui, quanto os dois primeiros. 

História interessante tem o Vespa Vermelha, que foi criado pelo mesmo Paul Murry em 1967, mas que teve apenas uma história publicada nos EUA. No entanto, o estúdio brasileiro da Disney resgatou o super-herói e criou várias outras aventuras com o mesmo que, ironicamente, nunca foram publicadas no seu país de origem. 

Assim como os super-heróis da DC e Marvel, estes também tem suas versões femininas, quer dizer, pelo menos o Superpato e o Morcego Vermelho. Superpata foi criada na década de 70 e é, claro, a namorada de Donald, Margarida. A Borboleta Púrpura é a cara metade do Morcego Vermelho, também criada no Brasil. 

Assim como a Liga da Justiça, também há um supergrupo de heróis da Disney, o Clube dos Heróis, criado no Brasil, que inspirou os Ultra Heróis da Itália. 482 Páginas.




2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Alexandre disse...

Excelente leitura para o final de semana. Muito bom.