sexta-feira, 5 de maio de 2017

Update: Maus

MAUS - A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE
Scans 1.5 by Projeto Camelot/Elrik de Melniboné/Outsider Z

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

O Holocausto é uma das grandes tragédias da Humanidade. Deixou marcas - literais e simbólicas - em milhões de sobreviventes. Já foram escritos centenas de livros sobre o assunto e centenas de filmes já foram feitos. O impacto é sempre o mesmo. 

Maus é uma das poucas histórias em quadrinhos que trata do assunto. Art Spiegelman, quadrinhista de renome, é filho de Vladek, um sobrevivente de Auschwitz. Ele decide contar a hitsória do pai em uma HQ. O processo leva longos 12 anos.

No entanto, Spiegelman vai mais longe do que apenas contar as lembranças que o pai tem sobre os dias no campo de concentração. Ele passa a colocar uma história dentro da outra: a relação com seu pai enquanto ele o entrevista. É algo conturbado e mostra como as relações humanas são complicadas. Apesar de ter sofrido tanto, Vladek tem idiossincrasias que não combinam com alguém que sofreu na pele por causa de racismo. 

Além disso há Mala, a madrasta de Spielgelman e Françoise, suas esposa, todos eles orbitando ao redor de Vladek e de suas memórias. Cada uma delas é marcada por sofrimento e um desejo inerente ao Homem de sobreviver, apesar de estar vivendo no próprio Inferno. 

Maus é uma HQ cuja  leitura é necessária.




2 comentários:

edson tayrone disse...

alguns estudiosos afirmam que o holocausto nunca ocorreu.

Eudes Honorato disse...

"Estudiosos", com aspas bem grandes. Os mesmos "estudiosos" que dizem que o homem nunca foi a lua e que a terra é plana.