terça-feira, 2 de maio de 2017

Pyongyang

PYONGYANG: UMA VIAGEM À CORÉIA DO NORTE - GUY DELISLE
Tradução e Letras by The Man Without a Name

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Depois de Shenzhen, na China, Delisle parte agora para Pyongyang, na Coréia do Norte, país que vive uma ditadura comunista já há algumas décadas.

Delisle, assim como em Shenzhen, foi a trabalho, para uma empresa de animação, que terceirizava o trabalho para a Coréia do Norte. Ele foi como supervisor e seus patrões o fizeram assinar um termo prometendo não revelar nada do que visse em sua viagem. Quando a empresa faliu, Delisle publicou esta HQ. 

Delisle foi acompanhado quase que constantemente de um tradutor e de um guia. Também foi proibido de entrar no país com coisas como celular ou walkman. A internet no país é proibida. 

O cartunista e animador pode sentir na pele como é o endeusamento aos líderes do país. Mesmo morto Kim Il-Sung ainda é considerado presidente e tudo gira em torno de sua pessoa. Seu filho Kim Jon-Il é o atual ditador do país, que zela por esse título, sendo o mais tirano possível. 

Apesar das restrições, Delisle tenta tirar o máximo de proveito de sua estadia, indo aos lugares permitidos - e algumas vezes aos não permitidos - que geralmente são aqueles onde se cultua a imagem de Il-Sung. 

Mergulhado em uma crise devido a fome, o governante deixa as ONGs internacionais agirem no país para darem ajuda humanitária, não por ser humanitário, mas por interesse político. 

Enfim, uma visita virtual a um país ao qual é problemático de se visitar.




2 comentários:

Mohamed disse...

Muito bom.

TEX disse...

To gostando muito dessas novas temáticas que o site da postando, não só colocando HQs de heróis mais também de sobre questões sociais e politicas.