segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Coleção Marvel Salvat: Thor

COLEÇÃO MARVEL SALVAT: THOR - O ÚLTIMO VIKING
Digitalização: Renato P./Ajustes: Eudes H./H.O.R.D.A. Scans

PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Quando eu era garoto ainda, vi uma revista em quadrinhos diferente na casa de um amigo. Era uma revista importada, a primeira que eu via em minha ainda curta vida. Foi algo mágico, afinal eu só estava acostumado com os formatinhos. Era do Thor e tinha um desenho totalmente diferente daquele ao qual estava acostumado a ver o Deus do Trovão ser desenhado. O ilustrador era Walt Simonson e sua fase ainda demoraria a ser publicada no Brasil. 

Pedi a revista emprestada e decidi que a traduziria usando um dicionário de inglês-português que consegui, não me lembro como. Levei pra casa, arrumei tudo na mesa para começar e, depois de umas duas horas, creio eu, desisti, pois não saía da primeira página. Parecia tão fácil na minha cabeça. 

Mas, o que ficou dessa experiência foi o fato de ter contato com a arte de Simonson em Thor bem antes de vê-la publicada aqui. Revistas importadas não eram algo comum onde eu morava. Ela era do irmão de um amigo meu que nem parecia gostar tanto assim de quadrinho. Provavelmente ganhou de alguém. Devolvi a revista derrotado, sem saber quem, em um futuro distante e com a ajuda de uma turminha do barulho, eu não apenas teria a tradução de revistas importadas, como as letreiraria. Só demoraria uns 30 anos. 

O desenho de Simonson não é um dos meus prediletos, mas é marcante, não tem como negar isso. Tanto que, só quando a fase foi publicada aqui, eu soube quem ele era e lembrei dos desenhos daquela revista lá atrás. 

Não sei se a edição que peguei está entre as publicadas aqui em Thor: O Último Viking. Não tenho essa memória bizarra que muitos nerds tem, que lembrariam até o que foi dito no terceiro quadrinho da página 11, no segundo balão. Mas, sei que aqui é onde a fase Walt Simonson começa, com roteiro e arte do artista. Surge Bill Raio Beta e outras grandes aventuras são vividas pelo Deus do Trovão.





2 comentários:

Luizzin JLS disse...

EXCELENTE! Obrigado por mais esta belíssima edição!

Gil Rodrigues disse...

É uma das fases que mais gosto do Thor! Obrigado, mais uma vez, Eudes!