terça-feira, 2 de agosto de 2016

Marvel: A História Secreta

MARVEL COMICS: A HISTÓRIA SECRETA - SEAN HOWE

PARA BAIXAR O PDF DO 
LIVRO CLIQUE AQUI ou AQUI

Nas brumas do passado e nas névoas da memória, a primeira HQ que eu lembro de ter lido foi uma d'O Mestre do Kung Fu. Pode não ter sido a primeira, mas é a que tenho uma lembrança mais concreta. Antes disso tudo é bebuloso demais, talvez por eu er tão novo que impossível lembrar. Mas, por essa do Shang Shi, publicada pela Vecchi (ou Bloch) já dá para perceber que, mesmo sendo decenauta assumido, a Marvel sempre fez parte da minha vida tanto quanto a DC. 

A história da DC eu já havia lido em Homens do Amanhã: Geeks, Gângsteres e o Nascimento dos Gibis de Gerard Jones (que parece não existir para download). Mas, sobre a Marvel eu nunca havia lido nada além de reportagens em revistas especializadas ou na Internet. Até que este livro foi publicado. 

O que mais gostei na publicação, é que ela nao é um livro feito para promover a Marvel, mas, para realmente contar a história por trás de tudo o que vemos nas bancas e cinemas, desde o princípio, lá na decada de 30, quando ela ainda se chamava Timely Comics e seus maiores sucessos eram Capitão América, Tocha Humana e Namor. Para chegar a ser a Marvel que conhecemos hoje, ela precisaria esperar uns 25 anos, que deve ter sido o tempo que Stan Lee amadureceu sua verve de vendedor. 

No livro podemos acompanhar todas as mudanças de editores e de presidentes que a empresa sofreu e como isso afetou o que era produzido. Podemos ver como Jack Kirby era o motor que movia a máquina que Stan Lee criava. Duas figuras essenciais para os quadrinhos de super-heróis. 

Porém, mais do que isso, podemos ver como eram uma família e, como em toda família, os conflitos são inevitáveis. Persoalidades díspares entrando em choque, muitas vezes para que desse embate saísse algo incrível, como era o caso de Chris Claremont e John Byrne, e os X-Men que os dois trouxeram a nós. 

Desde a pequena Timely até a editora que também é agora uma produtora de cinema, vemos o transcorrer de décadas e de muitos e muitos artistas que deixaram um legado de maravilhas.

2 comentários:

Skætos disse...

Agradeço de coração. Já está indo para o meu e-reader.

Denis Costa Ferreira disse...

Obrigado por nos disponibilizar o livro!!!!!

Que todos os envolvidos nesse site tenham vidas longas e prósperas!!!