sexta-feira, 8 de abril de 2016

Replay: The Nazz


THE NAZZ: A HISTÓRIA DE UM SUPER-HOMEM - 04 ED. 
Digitalização e Restauração: Onomatopéia Digital

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Michael Nazareth é um jovem que estuda artes marciais e que, ao chegar ao nível máximo ganha de seu professor uma espécie de adaga sagrada. Na verdade, ele a escolhe entre vários objetos que o professor lhe oferece. Influenciado pelos ensinamentos espirituais que envolvem as artes marciais, Michael decide que precisa chegar ainda mais longe em sentido espiritual. Decide assim ir para oriente e procurar alguém que o ensine a desenvolver sua mente e seu corpo de forma que use todo seu potencial.

Na ìndia, Michael conhece Yama, o verdeiro dono da adaga com que foi presenteado. Yama é um guru com métodos radicais para elevar o poder da mente e do corpo e Michael torna-se seu pupilo vivenciando experiências as quais o transformam totalmente. Yama também é impiedoso, usando os poderes que concede para até mesmo entrar na guerra entre China e Tibet, levando seus pupilos a matar. Quando Michael volta para os Estados Unidos, e para os braços de sua amada, Nina Wasko, ele não é mais a mesma pessoa.

Mesmo tendo terminado sua jornada com Yama, Michael quer ir mais longe, quer mais poder. Ele constinua desenvolvendo habilidades físicas e mentais que se mostram de maneira contundente quando ele mata dois integrantes da gangue Deviantes Zen... esmagando suas cabeças apenas com as mãos. Isso logo chama a atenção de um grupo de agentes do governo que se denominam super-heróis, os Retaliadores, ex-soldados e ex-policiais que ganham armamentos para enfrentar a violência e se vestem como personagens de quadrinhos. Porém, sem nenhum superpoder.

Contatam Michael para que este faça parte de sua equipe, mas o poderoso jovem declina do pedido e ainda desdenha dos Retaliadores. Quando atacam Michael, este os repele usando seus poderes que aumentam cada vez mais. Daí para diante uma guerra é declarada entre os Retaliadores e Michael... e seu exécito.

O exército de Michael nada mais é que vários dos integrantes dos Deviantes Zen que ele converteu à sua causa usando os poderes da mente. Além disso, ele concede aos mesmos poderes semelhantes ao seus. Agora são como uma verdadeira equipe de super-heróis. Porém, assim como os Retaliadores, os Juízes (como se denomina o grupo de Michael), também são truculentos e Michael não é diferente do líder dos Retaliadores, Martin Striker, como pensa que é.

Michael agora está mais para o líder de um culto fanático do que para um super-herói que visa o bem das pessoas. A cada dia que passa seus poderes aumentam extraordinariamente e a sua visão sobre o mundo muda de forma assustadora. Ele se acha acima do bem e do mal. A guerra com os Retaliadores só faz com que tudo piore.

The Nazz é uma HQ bem subestimada, escrita pelo irmão de Rick Veitch (O Monstro do Pântano), Tom Veitch (Guerra de Luz e Trevas) e ilustrada por Bryan Talbot (As Aventuras de Luther Arkwright). Depois que a lemos com cuidado podemos perceber que algumas interpretações são suscitadas. Seria The Nazz uma espécie de anticristo? Seu nome Michael é o equivalente a Miguel, chamado de O Arcanjo, na Bíblia. Seu sobrenome, Nazareth (Nazaré) é a cidade onde viviam os pais de Jesus. Para piorar a coisa toda, os Juízes que ele arregimenta entre os Deviantes Zen, são doze.

Ou, quem sabe, a sede de poder de Michael, e a origem de seu nome e sobrenome tenham feito com que ele se considerasse um novo messias? O que sabe é que as consequências da busca de Michael são desastrosas. Ao tentar atingir o grau mais alto de controle da mente e do corpo, adquirindo poderes inimagináveis, ele perde tudo o mais, inclusive a própria personalidade. E, diferente de Peter Parker, para Michael, "com grandes poderes, vem uma grande barriga".

Nenhum comentário: