sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Retalhos

RETALHOS  - CRAIG THOMPSON
Digitalização e ajustes by H.O.R.D.A. Comics
Retalhos_20150916_0001
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Quando vi Retalhos pela primeira vez, lá pelos idos de 2009, fiquei fitando aquela capa, e pensando, “ah, não! Romancezinho, não”, e deixei pra lá. Craig Thompson estava riscado da minha lista, relegado ao clássico “não li e não gostei”.

Algum tempo depois eu viria a adquirir sua graphic novel seguinte, Habib, e gostei muito do que li. Mesmo assim, Retalhos continuou não sendo uma opção. Mas, Habib já me mostrara o talento de Thompson.

O tempo passou mais um pouco e uma nova remessa de quadrinhos chegara à banca de livros usados que fica aqui ao lado. Entre eles estava Retalhos, seminovo e pela metade do preço. Resolvi que estava na hora de dar uma chance. E, claro, eu estava errado em meus preconceitos. Normal.

Retalhos é uma história em quadrinhos (ou graphic novel, tanto faz) autobiográfica, que levou Craig Thompson instantaneamente ao mesmo patamar de grandes autores, sendo elogiado até por Art Spielgelman, o autor de Maus.

O que ele faz é nos mostrar que toda história merece ser contada. Se ela será “ouvida” depende do narrador e de como ela será narrada. O que poderia ser apenas mais uma entre milhões de histórias cotidianas se torna algo grandioso quando Thompson nos conta.

Craig Thompson narra sua infância e adolescência, vivendo com pais muito religiosos e um irmão mais novo. Sua vida, entre bullings e igreja vai seguindo até que, já adolescente, conhece Raina, em um retiro religioso, e os dois sentem grande afeto um pelo outro.

Temos aqui muito mais que um “romancezinho”. Ao menos quando percebemos que Thompson não narra apenas sua paixão, mas toda a transformação a que isso levou. Todo amadurecimento e descoberta de si mesmo a que foi conduzido.

Quantos de nós não fomos mudados por eventos em nossas vidas, muitos deles ligados ao coração, como é o mais frequente. Quantos de nós temos nossas próprias histórias que dariam gibis e mais gibis. Toda história merece ser contada, só precisamos descobrir como. Thompson descobriu.

Retalhos_20150917_0301

Um comentário:

Luizzin JLS disse...

Bom demais! Obrigado por mais esta grande edição...Sds...L