sexta-feira, 10 de julho de 2015

O Paraíso de Zahra

O PARAÍSO DE ZAHRA
Digitalização e Ajustes by HORDA Comics


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

TEXTO DA INTRODUÇÃO:

"Então, um escritor persa, um desenhista árave e um editor judeu entram em uma sala...

Isso parece o começo de uma piada ruim. Mas, na verdade, é o começo de uma aventura editorial inusitada. A primeira deste tipo. Aqui está, para o prazer de sua leitura, uma série de HQ lançada on-line em inglês, persa, árabe, francês, italiano, espanhol, holandês e português, além de outras línguas que as estas se juntaram mais à frente. A Firts Second Book orgulhosamente apresenta O Paraíso de Zahra, de autoria de Amil e Khalil, lançada em conjunto com a Casterman na França e Holanda, Rizzoli Lizard na Itália e Norma Editorial na Espanha.

Situada no período subsequente às eleições fraudulentas no Irã, em 2009, O Paraíso de Zahra é a história ficcional da busca por Mehdi, um jovem que protestava e desapareceu nos gulags da República Islâmica. Ele sumiu em uma zona de penumbra extrajudicial, onde os habeas corpus são suspensos. O que impede que sua memória seja esquecida não é a lei. É a coragem e determinação de uma mãe que se recusa a entregar seu filho ao próprio destino, e também à tenacidade de um irmão, um blogueiro, que combina cultura e tecnologia para explorar e explodir o vazio, o vácuo onde Mehdi desapareceu.

O Paraíso de Zahra tece uma composição de pessoas reais e eventos. Enquanto o mundo testemunha o que não pode mais ser escondido, através de vídeos no Youtube, Twitter e Blogues, esta história também tinha de existir e ser contada.

Amir, o autor, é um iraniano-americano defensor dos direitos humanos, jornalista e diretor de documentários que já morou nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Afeganistão. Seus ensaios e artigos têm aparecido, e bastante, na grande imprensa.

O trabalho artístico de Khalil tem sido muito elogiado. Ele esculpe, cria cerâmicas e desenha desde bem jovem. O Paraíso de Zahra é sua primeira graphic novel.

Amir e Khalil sonham há muito tempo com projetos conjuntos, mas O Paraíso de Zahra mostra todo o potencial deles, como se estivessem se prepaando a vida toda para isso e, com ela, respondem ao chamado de sua era. Os autores preferiram se manter anônimos por razões óbvias."

Nenhum comentário: