sexta-feira, 26 de junho de 2015

Esther & Helena



ESTHER & ELENA: VOLUMES 01 e 02 - SEGREDO DE FAMÍLIA e A BUSCA
Digitalização e Ajustes by HORDA Comics, HQs Cedidas por Pablo L.

Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI


Sinopse: Esther e Helena são duas jovens amigas que viveram durante os horrores da Segunda Guerra Mundial, enquanto moravam na Holanda. As duas HQs aqui disponibilizadas contam a história de casa uma delas:

Segredo de Família começa com o neto da agora idosa, Helena, procurando nos pertences antigos da avó, algo que possa vender. Acaba encontrando vários recortes de jornal da época da Segunda Guerra e um punhal. Ao perguntar para a avó do que se trata aqueles objetos, ela passa a contar-lhe tudo que ela e sua família viveram durante a ocupação nazista.

A Holanda tentou se manter neutra no conflito o máximo que pode, mas acabou sendo invadida e ocupada pelos nazistas. Pouco antes disso acontecer, ela conheceu Esther, uma menina judia-alemã, que já saiu da Alemanha com a família, por causa da ascenção nazista e a perseguição aos judeus. Agora eles estava ali, na Holanda, também.

Logo Helena e Esther perdem contato por conta das frequentes prisões de judeus. Agora a menina holandesa precisa conviver com uma mãe receosa pelo futuro, um pai policial, que se vê obrigado a cooperar com os nazistas, um irmão que admira os invasores e outro irmão que tem planos de se juntar à resistência.

Em A Busca voltamos a nos encontrar com Esther. Agora sob o ponto de vista da menina judia, ficamos sabendo tudo que aconteceu quando as duas perderam contato. Esther se separou dos pais, que foram levados para um campo de concentração e ela, que estava na escola, conseguiu escapar. Agora tenta saber o que aconteceu com eles. Porém, precisa manter-se viva.

Através de um amigo que fugiu do campo de concentração onde seus pais estavam aprisionados Esther passa a saber tudo que aconteceu. São dois pontos de vistas diferentes de uma época sombria. Esther e Helena são fictícias, mas o que aconteceu a elas e a seus familiares, aconteceu a milhares de pessoas, cujas histórias foram usadas para compor estas obras. E, como diz o final do posfácio de A Busca, "a importância de ler [essas HQs] está em não deixar [serem] esquecidas aquelas imagens [da Segunda Guerra Mundial]. Não para proteger só judeus, mas [para proteger] qualquer indivíduo vítima da incapacidade de [se] viver com o diferente".


Image and video hosting by TinyPic
PARA BAIXAR, CLIQUE AQUI

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembra o Tintim, embora não com o mesmo brilho