quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sandman: Edição Definitiva - Volume 01


SANDMAN EDIÇÃO DEFINITIVA - VOLUME 01 (614 pgs.)
Scans 2.0 by Onomatopéia Digital, dedicados à Déborah Otyg

Image and video hosting by TinyPic
PARTE 01
PARTE 02
PARTE 03
PARTE 04

ARQUIVO ÚNICO


Confesso que, em 1989, quando Sandman foi lançado a primeira vez no Brasil, pela editora Globo, eu não notei a presença dele nas bancas. Um ano depois eu entrei num estado de animação suspensa e não li mais HQs até 1997, quando fui descongelado. Quando voltei a ler quadrinhos, Sandman já era um sucesso inegável. Porém, eu ainda não estava lendo gibis como eu lia antes. Precisou que eu entrasse no mundo das HQs digitalizadas, para que voltasse a comprar quadrinhos como nos velhos tempos. Menos as mensais, mas isso é outra história.

O fato é que eu fiquei sabendo de Sandman e notava um certo endeusamento à HQ e ao seu autor, Neil Gaiman. E, sempre fico desconfiado e exasperado com coisas que são eudeusadas e, consequentemente, viram uma espécie de modinha, com todo mundo babando por aquilo. Sandman era assim, na época que conheci. O fato de que parecia haver mais mulheres do que homens que gostavam da HQ, me fazia pensar que era algum tipo de HQ romântica. Então eu estava com aquela velha atitude perigosa de "não li e não gostei". E assim fiquei por muito tempo.

O que foi quebrando minhas defesas contra esse modo de pensar foi conhecer outras obras de Neil Gaiman, como Orquídea Negra, Livros da Magia e e todas as HQs derivadas de Sandman. Estas eram mais fáceis de ler porque se resumiam a algumas poucas edições, muitas vezes só uma edição especial. Sandman eram 75 edições. Elas até existiam em scans, mas não conseguria parar para ler todas. Assim, eu já gostava de Sandman, mas não lia, porque queria ler em papel.

Quando a Conrad lançou os encadernados da série, eu achava-os caros demais. Acabei não comprando nenhum. Tentei insistir e ler os scans, mas desisti logo. Além de tudo, não tinham uma boa qualidade. Isso irritava, na hora da leitura. Então veio a Pixel e lançou um encadernado com quatro edições. Sua capa mole e poucas páginas fez com que fosse bem barato e, assim pude começar a leitura das HQs do Mestre dos Sonhos. Porém, a Pixel não passou do segundo volume. E a Vertigo foi para as mãos da Panini.

Na nova editora, eles resolveram chutar o pau da barraca e lanças as Edições Definitivas, que englobavam 20 edições ou mais por encadernado. E com muitos, muitos extras. Isso fez com que o preço fosse para a estratosfera. Novamente me vi sem condições de adquirir e ler Sandman. E o primeiro volume esgotou antes que eu pudesse juntar as moedas necessárias para comprá-lo.

O tempo passou, e o segundo volume foi lançado, mas agora não adiantava mais. Sem o primeiro não havia porque comprar o segundo. Até que a Panini resolveu reeditar o primeiro volume. E, finalmente, eu consegui comprá-lo. Foi quando realmente comecei a ler Sandman por mais de quatro edições. E não parei até terminar todas as 75 edições que foram lançadas nos anos seguintes, culminando com o quarto volume, neste ano.

Sandman é uma saga monumental sobre um deus que é aprisionado aqui na Terra por décadas. Morpheus é o mestre dos sonhos e seu aprisonamento traz consequências terríveis. Assim que consegue se libertar Sandman parte para sua vingança. Neil Gaiman reformulou o personagem criado na década de 30, o super-herói Sandman, da máscara de gás, mas sem destruí-lo. É como se o Sandman de Gaiman sempre tivesse existido, literalmente falando.

Este encadernado traz as primeiras vinte edições, os outros virão, mas sem previsão, pois o tempo que se leva é grande demais, impedindo outros scans. Feliz Natal para todos vocês e para suas famílias!


19 comentários:

JAVAL disse...

Obrigado amigo. Um abraço.
javal

Игорь disse...

Muito Obrigado !!!


abraços

wil disse...

Muito Obrigado, sempre quis ler, mais como você escreveu, nunca encontrei uma scan de boa qualidade.

Anônimo disse...

Pessoal

criei um torrent com 75 gb de mangas.

por favor, ajudem a divulgar.

-ST

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=218025135056145&set=a.207547412770584.1073741829.204983713026954&type=1&theater

ou

https://www.facebook.com/scantorrents

paulo roberto amaral dos santos disse...

Os scans DEFINITIVOS!!!

valdeci kruchinski disse...

Também caí no globo de animação suspensa do Dr.Silvana !só que no meu caso fiquei quase 14 anos afastado das hqs. Ainda bem que aqui,temos a chance de recuperar o tempo perdido .

Lidio Pereira disse...

Muito obrigado mesmo!!!! ótimo blog!! mas e os outros volumes... vão ser publicados neste blog?

Eudes Honorato disse...

Sim, Lídio (eles são publicados primeiro no blog Rapadura açucarada, depois depositados aqui), mas sem previsão, devido ao volume de outras HQs que tenho para escanear.

Anônimo disse...

Edição Definitiva da decepção: quê trabalho de tradução zoado da Panini. O da Conrad ficou melhor (tenho metade dos encadernados), eu achei. Alguém mais chegou à essa conclusão?
Acredito quê os realizados ainda mais antigos, sejam ainda melhores. Mas é divagação, porque não lembro direito e a memoria prega peças.
Um adendo que, não estou criticando o seu trabalho, Eudes, viu. Só quis comentar algo que achei com base nas impressões que tive lendo o Sandman da versão da Panini.

cachoeiro fibras disse...

esta pedindo senha para abrir

Eudes Honorato disse...

Meio complicado, Cachoeiro. Não coloquei senha e ng mais reportou esse problema. Eu compactei com WinRar, abra com ele.

G3rm4no disse...

Dá pra colocar no Mega?

Eudes Honorato disse...

Arquivo único, postado no Mega.

G3rm4no disse...

Valeu, Eudes.

Anônimo disse...

E ai Eudes Honorato, tudo bem? tem alguma previsão para o post dos próximos volumes? sei que é muito trabalhoso, mas eu ficaria muito agradecido se esse projeto continuasse. Não tenho condições de dar 145 em um livro e mesmo se tivesse está esgotado. Desde já agradeço!

Eudes Honorato disse...

Previsão realmente não tenho, mas sairá sim.

loucos88 disse...

Acabei de baixar e já estou começando a ler. Essa edição acabou, não acha para comprar a não ser usada e com preço muito aquém do valor inicial.
Muito obrigado

Zerado Gamer disse...

EU AMO VOCE POR TER POSTADO ISSO !!!!!!!!!!!

CARA ISSO É MUITO CARO, NUNCA NA MINHA VIDA EU TERIA DINHEIRO PRA COMPRAR MINHA MAE ME MATARIA, OBRIGADO CARA !!!!!!!!!!!

Guint disse...

Vlw irmão!