domingo, 11 de agosto de 2013

Revista Animal #04


REVISTA ANIMAL #04 - SCANS 2.0
Scans by Rapadura/Onomatopéia

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


A verdade é que só descobri Animal de verdade quando ela foi escaneada a primeira vez. Quando ela surgiu eu era tão alheio ao mundo underground quanto qualquer garoto que só lia super-heróis, na época. Quando vários colaboradores do RA enviaram números escaneados para que eu os restaurasse, acabei conhecendo mais desta publicação que durou exatos 22 números. Apesar de suas matérias estarem defasadas e até mesmo de eu nem gostar muito da parte jornalística, eu sabia que era necessário que ela fosse digitalizada, preservada. Todas elas.

Algum visitante do blog chegou a me dizer, nesta nova digitalização, "não, não faça, é perda de tempo. A revista não presta". É uma questão de gosto pessoal, dizer isso. O que não é bom pra um, o é para outros. E, mesmo que eu detestasse a revista, ainda a faria, com certeza. Não é apenas scan, é a História. Então, faço sim, com todo prazer. Só não com mais rapidez, porque existem outras HQs a serem digitalizadas. No mais, temos o direito de não gostar de Animal, mas é preciso respeitá-la.


6 comentários:

Rodrigo Sputter disse...

cara, essa revista era muito foda...e a parte de zine pode até ser meio chata se lida hoje em dia, mas na época era muito importante e tem coisas que ainda são atuais...

eu li a 1a vez com 7 anos de idade...em 1986, se não me engano...acredite...foi a número 6, com squeak the mouse...eu nunca + esqueci, baixei todas e tou re-baixando essas remasterizações...

vale MUITO a pena.

Anônimo disse...

Parabens pelo re-scan!! A revista era muito boa e tem seu valor na historia das HQs!!

Obrigado!!

JOTARANHA disse...

Muita gente não gostava da revista por conta que ela tinha um aspecto agressivo, principalmente na seção Feio, Forte e Formal que apresentava fotos que chocavam mas tinha grandes artistas, trabalhos primorosos.
Rapadura Açucarada nos deu a oportunidade de reler estas preciosidades.
Obrigado pela oportunidade.
Jotaranha

Nano Falcão disse...

Acho muito válido esses relançamentos "scans 2.0", pois nada mais agradável pra um verdadeiro fã de hq curtir com uma qualidade agradável na hora de ler. Além do mais, devemos lembrar que se trata de preservar digitalmente a História dos Quadrinhos, e quanto melhor a qualidade, mais esse objetivo é cumprido de forma louvável. Foi inspirado nesses "scans 2.0" que o Eudes começou a lançar que eu criei um blog onde metade do conteúdo é de "relançamentos" com scans de melhor qualidade do que se via nos primórdios da digitalizaçaõ aqui no Brasil, o HQ Vintage. Enfim, pra variar, o Eudes continua inspirando a galera dos scans como nunca, eheh.

Sylvio de Alencar. disse...

Hoje, domingo, através de uma conexão 'roubada' de um vizinho que nem sei quem é (o sinal está aberto), e zanzando pela Onomatopéia, cruzo prazerozamente com vc e seus inestimáveis scans.
Sem duvida Animal foi um marco na literatura de HQ's nacional (e mundial, claro!). Isso agrega um valor imenso à este seu trabalho - que não me canso de elogiar.
É isso aí, Eudes!!
Abração!!

Emanuel Anjos disse...

Essa revista é lendária. Comprei alguns números que chegaram a Portugal e sempre fiquei aguado para mais. Nem acreditei quando encontrei a colecção completa aqui. Parabéns e obrigado.