sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Saga de Thanos - Vol. 01


A SAGA DE THANOS - VOLUME 01 DE 05
E a saga de tentar escaneá-la

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


Essa é a minha terceira tentativa de escanear A Saga de Thanos. Ou seja, isso em si, já é uma saga. A primeira vez foi logo no início dos scans, aqui no RA. Eu buscava HQs antigas pra serem escaneadas quando, no saudoso Gibimania, localizado na Tijuca, encontrei a coleção inteira com os 5 volumes. Mas, quando cheguei em casa, olhei para aqueles cinco chumaços de HQs, em formatinho amarelado, totalizando quase mil páginas e... fiquei com medo, desisti. Eu não era tão bom assim para conseguir fazer aquilo tudo. Não do jeito certo. Achando que nunca conseguiria, dei a coleção para um amigo, o Fábio Negro, ainda na época do Cinema.Uol. Parecia que a Saga estava fadada a não ser escaneada.

Muito anos depois, encontrei novamente a coleção completa, desta vez em um quiosque de livros usados que ficava logo ao lado de onde moro. Sem pensar duas vezes, comprei tudo e dessa vez disposto a escanear todas. E, assim eu pensava que seria. Fiz o primeiro volume. Porém, era uma época de transição do F.A.R.R.A. para os novos blogs que comecei depois que o fórum terminou. Era uma época de indecisões. Então não fiz os volumes seguintes de imediato. Com o mediafire apagando arquivos, acabei perdendo os scans do primeiro volume, que nunca consegui achar em meus arquivos pessoais, e nem em lugar algum da internet. E, para piorar, fazia tempos que eu havia jogado fora o volume escaneado e destroçado. Tinha agora quatroivolumes, mas não mais o primeiro.

Nesse meio tempo descobri que algum outro grupo, que não lembro agora qual foi, havia escaneado a saga inteira. Então era só baixar e repostar, me poupando assim bastante trabalho. Mas, acabei não fazendo isso. O modo como havia sido disponibilizado não me agradou. Apesar de ser uma escolha aparentemente prática, em meu ponto de vista não era. Ou, em resumo, preferia fazer do meu jeito.

Os scans haviam sido divididos em suas edições originais e acrescentadas páginas traduzidas que a Editora Abril cortara. Isso apresenta alguns problemas inerentes apenas à Saga de Thanos. Ela foi produzida apenas aqui no Brasil. A editora compilou várias edições e criou algo original que só foi publicado em nosso país. Então ela só poderia ser escaneada (e meu ver) do jeito que se encontrava.

Acrescentar páginas cortadas apresentava um problema sério. As páginas que faltavam, vem de scans em formato americano e não de formatinhos. Então elas apresentam mais texto que os da Editora Abril. A diferença entre uma página publicada aqui e uma original seria gritante, sem falar na propria diferença entre a qualidade de scans. Novamente o fato de a saga ser um produto da Abril novamente vem a tona. Para que se fizesse um trabalho realmente de restauração completa, teriamos de retraduzir toda a saga e reletreirá-la e aglomerar as edições em volumes de 1 a 5. Como isso seria impossível, melhor escaneá-la como está.

Assim, novamente consegui o volume um, desta vez em uma loja virtual de quadrinhos usados. E, a saga continua...


2 comentários:

Anônimo disse...

Dessa vez vc consegue, mas se ficar com preguiça, escaneia só o #5, pois os outros são bem mais fraquinhos...

Anônimo disse...

uma revista tão grande precisa ser feita em etapas: 30 páginas por dia...uma hora acaba!