terça-feira, 19 de março de 2013

Revista Animal 2.0 - #01 de 22


REVISTA ANIMAL #01 de 22
Novos scans 2.0 by Onomatopéia Digital

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


A primeira regra dos scans é não falar dos scans. Mas, a segunda regra mais importante é: um scan precisa ser legível. Não adianta digitalizar uma revista e, no fim das contas, você só conseguir divisar as ilustrações, mas ter que apertar os olhos para conseguir ler alguma coisa. Esse não é um problema tão grave hoje em dia, mas, por muito tempo tivemos scans que eram feitos sem se pensar muito em qualidade, apenas em popularidade. Porém, o problema é que muitos scans feitos no passado e que eram legíveis nas telas de computador da época, hoje em dia não o são tanto com o avanço da tecnologia de monitores e tablets. A Revista Animal é uma delas.

Animal é um daqueles projetos incríveis em que completamos a digitalização de todos os números publicados aqui no Brasil, tendo sido eu, Cimerian Satan e outros que os fizemos. Numa época sem tablets e em que monitores de tela plana ainda eram caros demais, ler num computador com monitor de tubo fazia parecer que os scans estavam num tamanho excelente. Um erro de julgamento, sem pensar no futuro, principalmente meu.

Os diálogos nas histórias em quadrinhos publicadas na Animal que escaneamos, estão perfeitamente legíveis. O problema começa nos muitos artigos que povoam a revista, principalmente no suplemento MAU. Como ocupam boa parte da revista - e foram feitos com muito esmero - se torna terrível o fato de não se conseguir lê-los adequadamente. Se aumentamos dando zoom, a qualidade se perde e não melhora a leitura.

Como aconteceu com Classics Illustrated, surgiu a chance de conseguir a coleção completa da revista, novamente. Faltam algumas, só torço para que o sebo aqui perto onde as estou comprando, não venda os que me faltam. Por sorte existem números replicados. Infelizmente será impossível fazer isso com tudo que foi escaneado nesses 10 anos. Muita coisa existe pelos Mercados Livre da vida, mas aí envolve não só dinheiro, mas entrar numa expiral de falta de tempo que pode ser desanimador e me fazer parar. Então melhor fazer o que, por acaso aparecer, como está sendo o cado da Animal.

Abaixo coloco um exemplo do scan antigo, e do novo, da número #01, justamente em uma parte que contém matéria e não quadrinhos, para se perceber a diferença. Para quem quiser baixar os 22 números na qualidade em que estão, clique
AQUI.


Image and video hosting by TinyPic
Clique para ampliar


9 comentários:

Jason disse...

Galera do Onomatopeia, valeu mesmo pelos scans de Animal. Essa foi com certeza uma das melhores revistas em quadrinhos já produzidas no Brasil, junto com a Circo e outras poucas. Cheguei a ter a coleção completa, mas esta se perdeu em uma mudança, infelizmente. Então valeu pela oportunidade de ler novamente estas histórias, ainda que no ipad não seja tão legal quanto ter a revista na mão. Grande abraço.

gabriel disse...

parabéns pela iniciativa!

Michel Romanesque disse...

Coisa muito fina relançar esses scans da Animal. Absolutamente antástico.

Anônimo disse...

Boa oportunidade para se conhecer outras coisas.
...Uma revista Brasileira de quadrinhos, e de qualidade - que orgulho, velho!haha
;D

Osni Dias disse...

Olá galera, tenho algumas edições que coleciono, incluindo essa postada aqui nesta página. Será que alguém se interessaria em adquirir? Abraços!

Rodrigo Zouss disse...

Sensacional! Acompanhei a revista enquanto saia nas bancas (poucas), e tenho todas em papel. Agora, felizmente, poderei leva-las comigo no tablet. Obrigado!

Blog sem nome disse...

Valeu o trabalho de vcs aí! A Animal influenciou meu traço no desenho!

Anônimo disse...

Coisa linda de deus. Animal fez parte da minha adolescencia e é um prazer encontrar esses scans mais "leíveis" ahahahha

obrigado pelo ótimo trabalho!

petrus disse...

PUTS TENHO TODAS AS REVISTAS ALGUMAS ESTAO SEM CAPA ...MAS SEM CURTI A ANIMAL