segunda-feira, 25 de março de 2013

Pateta Faz História #02


PATETA FAZ HISTÓRIA - VOLUME 02 de 20
Cristóvão Colombo e Johann Strauss

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


Um dos personagens mais carismáticos da Disney é, com certeza, nosso querido Pateta. Criado em 1932, recebeu o nome de Dippy Dawg, mais tarde trocado para Goofy. Seu jeito pateta de ser conquistou tanto os fãs, fazendo-o o terceiro no trio com Mickey e Pato Donald. Logo se destacaria em suas próprias animações, geralmente sendo uma espécie de apresentador em uma série que abordava vários temas, indo de esportes até o hábito de fumar. Era como se assumisse vários papéis e personalidades diferentes, todas elas atrapalhadas.

Nos quadrinhos é parceiro constante de Mickey. Porém, tem aventuras solo, sendo que até mesmo super-herói se tornou, o Superpateta. E, assim como nas animações, era um personagem perfeito para assumir outras personalidades, inclusive a de grandes nomes da história e/ou da literatura. Provavelmente foi pensando nisso que nasceu a série Pateta Faz História.

Lembro bem como eu ficava fascinado com aquelas histórias publicadas no Almanaque Disney, em que o Pateta de repente era Leonardo Da Vinci, daqui a pouco Cristóvão Colombo e até mesmo Frankenstein. Era diferente do que eu estava acostumado a ler nos quadrinhos Disney. Tempos depois foram até mesmo lançadas como edições especiais. Mas, quem iria saber que aquelas não eram todas as histórias que existiam na série original?

Então, há pouco tempo a Editora Abril editou toda a série em revistas formatinho. Vinte volumes em que 19 deles trazem dois personagens por edição e a última é uma coletânea chamada Teatro Disney, mostrando as histórietas que deram origem à ideia de Pateta Faz História.

Pateta Faz História é uma coleção que deveria constar na biblioteca de toda escola. Apesar das histórias serem humorísticas e não historicamente fieis, há pequenas biografias que dizem mais sobre o personagem retratado, assim como um texto detalhando a criação daquela história em quadrinhos específica. Só faltou mesmo o estúdio de criação Disney no Brasil criar um Pateta Faz História para algumas personalidades do nosso país. Mas, creio que aí, já é pedir demais. Mas seria interessante ver um Pateta Faz História como Santos Dumont.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ficou excelente!