sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Graphic Novel #09: A Era Metalzóica


GRAPHIC NOVEL #09: A ERA METALZÓICA
Scans 2.0 by Onomatopéia Digital

Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


Um planeta futurista todo habitado por tribos de robôs é palco da batalha entre esses seres, que agem como verdadeiros animais selvagens. Uma história fantástica, no melhor estilo Heavy Metal. Esta é a sinopse de A Era Metalzóica, segundo o Universo HQ.. Uma das 29 edições que povoaram as bancas de jornais em um passado distante, onde os quadrinhos estavam se mostrando um meio muito além do mundo dos formatinhos.

Junto a Espada Selvagem de Conan e Aventura & Ficção, a série de Graphic Novels lançada pela editora Abril, marcaram época. Lembro ainda hoje como era adquirir uma dessas edições caprichadas e se sentir mais... adulto. Não era apenas um gibi, era uma novela gráfica, ora bolas. O termo foi popularizado por Will Eisner em 1978, com sua HQ, Um Contrato com Deus. Mas, só ficamos familiarizados com ele, em 1988, quando foi lançado X-Men: O Conflito de Uma Raça, a primeira HQ desta série.

O termo que designava uma obra em quadrinhos produzida com mais qualidade e mais elaborada que um gibi comum, foi usado pela Abril para batizar sua nova empreitada. E, logo a coisa pegou, sendo que a própria editora lançou mais duas séries chamadas Graphic Marvel e Graphic Álbum, e até Os Trapalhaões tiveram a sua Graphic Trapa! Outras editoras como a Globo, aderiram ao formato, lançando muitas HQs de qualidade.

Na Abril foi publicado materia da Marvel, DC e até mesmo europeu. E, mesmo algumas coisas publicadas ds duas grandes, era material fora dos padrões, como esta A Era Metalzóica que, apesar de não sustentar seu logotipo, vinha da DC Comics. Pat Mills e Kevin O'Neill, os pais de Marshal Law, criaram um conto de ficção-científica único, levando-nos a um mundo dominado pelas máquinas... máquinas em forma de animais selvagens.


Um comentário:

Kitamoto disse...

PARABÉNS PELO BLOG, MUITO OBRIGADO!!!