quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Turma do Arrepio Ed. Globo: Completa


TURMA DO ARREPIO #01 a #43 e ALMANAQUE #01
Scans feitos por Walter A.


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar todos, clique aqui

Apesar dessa turminha ter surgido logo assim que entrei em coma quadrinhístico, eu sempre notei o carinho que os fãs de quadrinhos nutriam pela revista. Os personagens foram criados por César Sandoval. O autor já era conhecido do público pela extraordinária versão que fez de Os Trapalhões em histórias muito mais divertidas e bem desenhadas do que as publicadas pela Editora Bloch. Seu traço dava um ar de desenho animado às aventuras do quarteto televisivo e mantinha uma característica das aventuras publicadas pela Bloch, as paródias, fossem de filmes, seriados ou animações.

Com A Turma do Arrepio, Sandoval criou algo bem mais particular, que não era baseado em nenhum programa de TV. Os monstrinhos Draky (um vampiro), Tutty (uma múmia), Stein (o monstro de Frankenstein), Luby (um lobisomem), Belfredo (um morcego), Epitáfio (um zumbi), e a bruxinha Medéia, ganharam muitos fãs, mesmo no curto tempo em que foram publicados, de 1989 a 1993. Em 2009 voltaria às bancas pela Editora América, quando foram publicados mais oito números.

A prova do sucesso da criação de César Sandoval foi que a Rede Manchete chegou até mesmo a exibir um seriado em live action, de 45 minutos cada episódio, em 1997. O Guia dos Quadrinhos, com uma matéria linkada do site Radar Kids, descreve assim a Turma do Arrepio:

A Turma do Arrepio é formada por crianças que vivem em um prédio muito antigo chamado Freaklings Condominium e que são netas dos mais populares personagens de terror. Eles fazem parte de uma banda de rock de porão e vivem se metendo em muitas trapalhadas, já que não aprenderam a lidar direito com os poderes que herdaram.

A turminha possui um
blog e aqui temos o site pessoal de César Sandoval, que mostra muito mais do trabalho deste excelente e criativo profissional. Os scans aqui postados são uma maneira de tentar preservar um trabalho tão saudoso. Agradeço ao Walter pela inicativa.

Image and video hosting by TinyPic

4 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhhh! Que saudade! Fiquei emocionado! Adorei muito a turma do Arrepio, que nostalgico!

Alexandre disse...

Muito Obrigado pela postagem!!!!!!! Era a minha revistinha favorita nos meus tempos de criança!!!! sniff, sniff, sniff...

Muito obrigado!!!!!!!!!

Gustavo Machado disse...

Tive o prazer de desenhar muitas e muitas HQs de personagens criados pelo amigo Cesar Sandoval.Desde "Os Trapalhões", "Sergio Mallandro" até a "Turma do Arrepio". Fiz a 1ª HQ dessa edição, assim como mais algumas outras nos primeiros números.
Gustavo Machado

The Bad, The Good And The Ugly disse...

Vou baixar, e matar a saudade desses bons tempos.