terça-feira, 4 de setembro de 2012

Marvel Comics #01 - 1939


MARVEL COMICS #01 - 1939
Scans by Nano Falcão/Mr. ACDC


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


Sinopse: Todos os scans são válidos. Mesmo um scan de material recente, só está catalogando para quando ele sair de circulação. Porém, alguns scans são mais válidos que outros, como esta pérola, Marvel Comics #01, de nada mais nada menos que 1939, quando a Marvel ainda se chamava Timely Comics e começava sua caminhada para ser a grande concorrente da DC Comics, que despontava forte desde 1938 com a criação do Super-Homem.

Muitos desses scans da Era de Ouro são disponibilizados até mesmo pelas próprias editoras que vêem nisso o mesmo que o pessoal que escaneia já tinha visto há muito tempo: é disponibilizar História! Porém, para quem não domina o inglês - como eu, por exemplo - esses scans servirão apenas como curiosidade acerca da arte.

No início do Rapadura Açucarada um colaborador traduziu a revista Action Comics #01, que foi disponibilizada em inglês naquela época, não pela DC, mas por algum fã. Com o tempo, foi lançado Superman Crônicas, um apanhado das primeiras histórias do super-herói, que tornou obsoleto esse scan, que estava também defasado em relação à qualidade.

Agora, buscando scans para postar aqui, me desparo com essa incrível HQ traduzida e letreirada por Nano Falcão e Mr. ACDC. A qualidade do scan é impecável, assim como o trabalho de tradução e letreiragem. Uma revista histórica que viria a dar nome a uma das maiores editoras de quadrinhos de todos os tempos.

Nesta edição surgem nada mais nada menos que o Tocha Humana, na história que Busiek e Ross emularam para dar início a Marvels. Ainda temos Namor e Ka-Zar, além de outros não tão conhecidos. Os citados se tornariam parte da galeria de heróis da Marvel quando, na década de 60, Stan Lee e Jack Kirby a trouxeram para o topo, criando ainda dezenas de novos personagens que se tornariam clássicos. Obrigado ao Nano e ao Mr ACDC.


6 comentários:

Edmundo disse...

é brincadeira viu
putz

Anônimo disse...

Maravilha de scan.

Nano Falcão disse...

Oi Eudes.

Estou procurando como um doido aquela versão completa da Action Comics 01 que voce postou no antigo rapadura... Sabe onde encontrá-la?

Eudes Honorato disse...

Eu já tive, mas descartei, pq ela está muitooooo defasada em relação aos scans atuais. A qualidade está muito baixa, por isso nunca mais repostei. Mas, talvez ainda exista em algum site perdida por aí.

Nano Falcão disse...

Esse é o motivo que estou começando a refazer essa edição (Action Comics 01). Queria aproveitar pelo menos algo da tradução daquela antiga.

Nano Falcão disse...

Olha só. Depois de ter restaurado todas as páginas, limpado todos os balões, eis que descubro que a Ebal já havia feito uma versão inteira desta revista, e lançou em 1978, no aniversário de 40 anos do Superman, em formato gigante e cores! O "Dom Diego" já havia escaneado e tratado as páginas (com competencia) para o Guia Ebal. Ao mesmo tempo fica o lamento pelo trabalho inútil (por que eu não usei o guia dos quadrinhos antes? quando vou aprender?) por outro, pelo menos já temos a edição praticamente pronta. Vou editar as paginas pra ficar mais parecida com a edição original, e lançá-la amanhã no HQ Vintage. Se interessar alguém...