terça-feira, 10 de julho de 2012

História e Glória da Dinastia Pato - 02 Volumes


HISTÓRIA E GLÓRIA DA DINASTIA PATO - 02 VOLUMES
Scans by Onomatopéia Digital


Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui

Sinopse: História e Glória da Dinastia Pato é a visão dos criadores italianos de histórias Disney do passado glorioso de Tio Patinhas, Pato Donald, Huguinho, Zezinho, Luizinho, Margarida e todo o universo que os envolve. Depois de recuperar um baú contendo moedas com efígies de antepassados seus e de outros personagens Disney, Tio Patinhas se vê ás voltas com mais uma caça ao tesouro, mas antes disso, Donald e seus sobrinnhos vão aprender tudo sobre sua História e sobre o passado da Dinastia Pato.

Publicada no Brasil na década de 70, distribuida pelas principais revistas Disney da época, esta saga caiu nas mãos da censura vigente na época, graças a nossa "querida" ditadura. Portanto, muito do original ficou faltando, isso até estes dois volumes serem publicados, corrigindo essa injustiça e publicando na íntegra toda a saga, juntamente com textos explicativos sobre os autores, o que acontecia no Brasil e como foi criada esta obra.

Aqui no Onomatopéia já foi postado o Disney Especial #100 que já trazia a saga quase completa, ou seja, faltando páginas cortadas pela censura. Tantas que foi preciso criar uma história aqui nos estúdios da Abril, para completar o número de páginas, história essa que não se encontra nos volumes acima, por não fazerem parte da obra original.

10 comentários:

Anônimo disse...

Um governo que censura uma revista em quadrinhos Disney é ridículo.

Chesco36 disse...

Valeu Heudes..simplesmente sensacional...vou postar seu tópico no gibis classicos ok?abçss

Eudes Honorato disse...

Só se for agora, Chesco :)

Chusma disse...

Eu tenho essas revistas. Ótimos posts, valeu Eudes. Só que essa desculpa que o editor da revista deu para os cortes como sendo da "ditadura militar" é pura balela. Desde que a Disney estreou no Brasil pela editora, na década de 1950, eles sempre retalharam e mutilaram as histórias. Compare "O segredo do castelo" lançada em Pato Donald #1 com a versão original, relançada em Obras completas de Carl Barks. Uma atrocidade. E não tinha ditadura para dar de desculpa. Só pararam com isso no fim da década de 1990, com a disseminação da informação do que era feito (cortes, recolorizações etc) via internet.

NandoCode disse...

Valeu kameratten!
Queria ler isso faz tempo!

Eudes Honorato disse...

Moziel T.Monk

Senhor Eudes, puta texto esse seu. Simplesmente desconhecia essa história por completo. Lembro muito vagamente de ter lido alguma edição antiga, mas não tive oportunidade de ter essa versão de 2009.
Aliás, essa relção entre quadrinhos e censura é deveras fascinante. Nos livros de Gonçalo Junior "A Guerra dos Gibis" 1 e 2 ele toca bem nesse assunto, principalmente no 2. Pelo que ele relata, a editora Abril tinha umas "prerrogativas" em relação a censura, já que conseguia "pular" parte da complexa burocracia que ter ter uma publicação aprovada pela censura em Brasília. Editoras menores eram muito prejudicadas em sua periodicidade justamente por esperar semanas para ter uma edição aprovada (ou não) para ser publicada. E ainda sob o risco de ser apreendida por alguma autoridade local, mesmo se aprovada pela censura federal.Eram tempos complicados, mesmo.Sob esse prisma, até entendo o ponto de vista da Abril em se antecipar a censura, pois evitava prejuízos em ter material apreendido.Esse tipo de coisa acabou quebrando editoras menores, como a Edrel e a M&C,entre outras.

Eudes Honorato disse...

Moziel, acho que deletei seu comentário sem querer, mas está ele aí na integra :)

Bruno disse...

Obrigado Onomatopeia Digital!
Tava conferindo e vi que essa saga tinha sido postada no DE 100,+ a qualidade da imagem e a história extra me convenceram a baixar essas edições.

Abraços.

NandoCode disse...

Só falta agora encontrar a Saga do Tio Patinhas para ficar perfeito!

Budu Garcia disse...

Eudes:

Eu tinha este link
http://disneycomics.free.fr/
como um bom lugar para ler Disney em inglês, mas sumiu com a censura da s.o.p.a.

Você tem algum outro endereço para indicar?

Forte Abraço

Budu