terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bob & Harvey


BOB & HARVEY: DOIS ANT-HERÓIS AMERICANOS
Scans by Rapadura Açucarada


Image and video hosting by TinyPic
Para baixar, clique aqui


Sinopse: Coletânea de histórias autobiográficas de Harvey Pekar, eventualmente com encontros com o desenhista do álbum. Por conta do documentário O Anti-Herói Americano, que passou recentemente no circuito alternativo brasileiro causando certo rebuliço, Harvey Pekar acabou se tornando um autor de quadrinhos popular no Brasil, ainda que tenha poucos trabalhos publicados por aqui.

Como o cartunista Laerte lembra na introdução do álbum, antes deste volume suas HQs foram publicadas apenas na extinta revista Piratas do Tietê - e o editor acaba confessando que a veiculação, depois de uma série frustrada de tentativas de contato, acabou sendo pirata mesmo.

Com anos de atraso, Pekar finalmente aporta o mundo cotidiano de seu American Splendor no Brasil. O livro apresenta parceria com Robert Crumb, colaborador de toda a vida da revista. Pekar é um documentarista da vida real, um misto de

O. Henry sem magia e Joe Sacco sem guerra. Destacando as coisas sem graça do dia-a-dia, o escritor ironiza o suposto esplendor americano. A união de dois gênios das HQs underground dos Estados Unidos é especial justamente porque ambos têm trabalhos fortemente expressivos, com características marcantes.

Assim como o traço de um artista mediano desaparece diante do texto vigoroso de Pekar, fica-se com a impressão que o estilo de desenho de Crumb é mais forte que muito roteiro que se vê por aí. Mas, no duelo dos dois titãs, quem ganha é o álbum, que fica com uma força expressiva ímpar. E o leitor, claro. Fonte: UniversoHQ


Nenhum comentário: